História de Vida

Padre Harold Joseph Rahm, nasceu em 22 de fevereiro de 1919, no Estado do Texas, na cidade de Tyler. Recebeu o chamado para sua missão pouco antes da 2ª Guerra Mundial, quando servia o exército e desde então dedica sua vida a "combater o bom combate" semeando obras que integram a ação social à sua vocação religiosa e que buscam aliviar o sofrimento de pessoas que sofrem com a discriminação e que estão marginalizadas, quer sejam crianças, jovens ou adultos.

Nos Estados Unidos já desenvolvia, desde jovem padre, trabalhos sociais com jovens que viviam na fronteira com o México.

O Padre J. Rahm, que chegou ao Brasil em 1965 e naturalizou-se brasileiro em 1986, fundou diversas obras aliando-se a leigos e outros religiosos. Em 1978, fundou a entidade filantrópica "Associação Promocional Oração e Trabalho" (APOT) que em 2009 foi rebatizada com seu nome pela diretoria.

Padre Haroldo ministrou dezenas de cursos, recebeu diversos prêmios e possui mais de 20 livros publicados.

O FUNDADOR deste instituto, Padre Haroldo Rahm, é um iluminado, sempre criativo, obstinado, amoroso e Terrível Jesuíta!

 

Obra de Vida

 

1950 - Ordenado sacerdote jesuita nos EUA

 

1952-1964 – Trabalhou com jovens e adolescentes marginalizados na Zona Chamizal na cidade de El Paso, fundou o “Our Lady’s Youth Center”, que funciona até hoje e duas paróquias católicas.

 

1964 – Chegou ao Brasil como missionário e foi direcionado para Campinas, onde fundou as paróquias de São Padro apóstolo e Nossa Senhora da Pompéia.

 

1965 - Fundou o Centro Social Kennedy para fomentar a profissionalização de jovens trabalhadores www.centrokennedy.com.br

 

1965 - Iniciou um trabalho de orientação com mulheres e seus filhos, que em 1993 tornou-se na época, o Centro de Estudos e Promoção da Mulher Marginalizada -  www.cepromm.com.br.

 

1966 – Criou o Movimento de Liderança Cristã – TLC que se espalhou pelo Brasil todo e chegou à Itália formando e desenvolvendo jovens lideranças cristãs – www.tlccampinas.org.br.

 

1975 – Criou as "Experiências de Oração" , germe da Renovação Carismática Católica no Brasil - RCC.

 

1978 – Fundou em Campinas a Comunidade Terapêutica "Fazenda do Senhor Jesus"  para oferecer tratamento e recuperação para homens dependentes de álcool e outras drogas .

 

1983 - Fundou a Paróquia São José Operário.

 

1984 – Iniciou o Movimento “Amor-Exigente”, inspirado no livro “Tough Love” (EUA) e que hoje está presente em todo Brasil, Argentina, Uruguay, por meio da FEAE para oferecer apoio às famílias e desenvolver a prevenção ao uso e abuso de drogas psicoativas e álcool - www.amorexigente.org.br.

 

1988 - Foi co-fundador da FLACT e WFTC, as Federações Latino Americana e Mundial de Comuinidades Terapêuticas - www.flact.org  e www.wftc.org

 

1989 - Iniciou o trabalho com "Meninos de Rua" , germe do Programa de Acolhimento Institucional.

 

1990 – Foi co-fundador da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas – FEBRACT - www.febract.org.br

 

1995 - Apoiou a criação do trabalho de prevenção e cursos profissionalizantes na Instituição e que hoje atende crianças, adolescentes, jovens e adultos.

 

1998 - Foi co-fundador da Pastoral da Sobriedade da Igreja Católica - www.sobriedade.org.br

 

2000 – Encabeçou a Campanha da Fraternidade: “Por um mundo sem drogas” gerando um alerta nacional e dentro das comunidades religiosas para a questão da drogadicção.

 

2006 – Iniciou a Campanha de Prevenção às drogas através da Espiritualidade um movimento ecumênico que chamou-se “Fé na prevenção” e que gerou uma cartilha de orientação a religiosos e famílias publicada pela SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas) - www.senad.gov.br

 

2008 – Iniciou os cursos de Yoga Cristã, levando esta prática a várias cidades do Brasil. Yoga - União com Deus, com a natureza e consigo mesmo.

 

2009 – Entregou a direção e presidência da entidade para a atual presidência e diretoria.

 

2010 - Recebeu o título de presidente emérito e a entidade recebeu o nome de “Instituto Padre Haroldo”.

 

2013 - Participou ativamente da criação do movimento Epírito Freemind. 

 

 

 Curta a página do Padre Haroldo