Acolhimento Residencial e Institucional

Acolhimento Institucional de Pessoas em Situação de risco social e de saúde

Estes serviços são uma parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas - secretarias da assistência social e saúde, executam política pública e têm a proposta de acolher e proporcionar oportunidades a crianças, adolescentes, gestantes e adultos em situação de risco social e de saúde que não estão vivendo com suas famílias.

Este programa dispõe de seis serviços de acolhimento em regime residencial para públicos e necessidades diferentes.

 

Casa de passagem para crianças e adolescentes - "Casa Verde"

Proporciona um ambiente acolhedor, onde crianças e adolescentes com histórias de permanência nas ruas e vínculos familiares fragilizados ou inexistentes são atendidos diariamente por uma equipe de educadores, oficineiros de arte e cultura e pedagoga, apoiados pela coordenação, psicólogos e assistentes sociais. Recebem alimentação, sono protegido e cuidados de higiene. A casa de passagem tem como principal finalidade contribuir para que estas crianças e adolescentes construam uma vida organizada e possam ter a oportunidade de serem inseridos de forma saudável e produtiva na sociedade. Diariamente são oferecidas atividades artísticas, culturais e pedagógicas, como estratégias de desenvolvimento pessoal e social, são também inseridos na escola e mercado de trabalho e incentivados a participar dos fazeres diários de organização e limpeza do espaço.  

 

Abrigo especializado para adolescentes - "Casa Esperança"

O abrigo, tem por objetivo orientar, trazer esperança e ferramentas para que adolescentes que vem da situação de rua  ou que estão com vínculos familiares rompidos retornem ao convívio familiar ou possam desenvolver uma vida autônoma. Durante o período que estão na Casa Esperança, eles são incentivados a buscar uma vida adulta saudável por meio de estratégias educativas que facilitam e colaboram para seu desenvolvimento emocional, social e produtivo. Dentre as atividades deste serviço estão o retorno a escola, a inserção no mercado de trabalho, participação dos adolescentes nas atividades da casa e atividades esportivas, artísticas e culturais que são conduzidas pela equipe de educadores, oficineiros de arte e cultura e apoiadas pela coordenação, pela pedagoga e por psicólogos e assistentes sociais.

 

Casa de passagem para adultos - "Nossa Casa"

A Nossa Casa é um serviço de acolhimento destinado a adultos moradores de rua, para um projeto de atendimento com duração de 3 a 6 meses no modelo de moradia temporária, .É um serviço que visa contribuir para aquisição e organização de hábitos de vida diária e mudança para um estilo de vida mais autônomo e produtivo. Na casa são oferecidos cuidados de higiene, alimentação, regularização de documentos, cuidados com a saúde física e mental, desenvolvimento de habilidades sociais, inserção em cursos e atividades preparatórias para o mercado de trabalho, bem como reconstrução de vínculos com a suas famílias ou rede significativa. Fazem parte da equipe deste serviço, educadores, oficineiros de arte e cultura e terapeuta ocupacional apoiados pela coordenação, psicólogos e assistentes sociais.

 

Repúblicas para jovens

As repúblicas, feminina e masculina para jovens com mais de 18 anos egressos de abrigos, visa consolidar a aquisição da autonomia, favorecer a convivência, a conclusão da vida escolar e inserção no mercado de trabalho. A equipe deste serviço é compartilhada e composta por educador apoiado pela coordenação, psicólogo e assistente social.

 

Casa da Gestante - Unidade residencial que acolhe gestantes, puérperas e seus bebês

Unidade de atenção em regime residencial para gestantes, puérperas e seus filhos até 6 anos, tem o objetivo de favorecer a relação mãe bebê, cuidar das mulheres gestantes e proporcionar oportunidades de resgate de vínculos familiares, profissionalização e inserção no mercado de trabalho e proteção integral. Proporcionam diminuição nos índices de acolhimento institucional de bebês no município.
Serviços em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas - Secretarias de Assistência Social e Saúde

 

 

 

Veja as Fotos deste Projeto: