Quem Somos

O Instituto Padre Haroldo foi fundado em 1978, como APOT (Associação Promocional Oração e Trabalho), por Padre Haroldo Rahm, um missionário americano que chegou ao Brasil em 1964, atendendo a mais uma de suas moções espirituais. Conheça esta história que se mistura com a história do próprio Padre Haroldo.

O Instituto Padre Haroldo hoje tem como objetivo principal promover cuidados para a vida. por meio de seus programas de prevenção, acolhimento residencial e recuperação da dependência química bem como difusão deste conhecimento. 

Hoje o Instituto desenvolve seus trabalhos por meio destes três eixos: 

ACOLHIMENTO RESIDENCIAL  de crianças, adolescentes, adultos, gestantes e bebês em situação de vulnerabilidade ou risco social. São serviços 24 horas, com moradia:um abrigo e uma casa de passagem para adolescentes; uma casa de passagem para adultos; duas repúblicas para jovens e uma casa para gestantes, puérperas e seus bebês. Programas em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas.

 

EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO  - no espaço da sede e em um trailer, um serviço móvel desenvolvido que atua em bairros de alta vulnerabilidade. Os quatro projetos atuam de crianças a jovens de 06 a 24 anos por meio de oficinas de arte, cultura, meio ambiente, esportes e cursos profissionalizantes para jovens no contraturno escolar e são direcionadas aos três públicos separadamente: crianças e adolescentes e jovens. Para adultos e familiares há uma forte atuaçao e oferta de cursos profissionalizantes.

 

PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO  para homens e mulheres que sofrem dos transtornos decorrentes do uso problemático de álcool e outras drogas, em um programa individual com internação voluntária em Comunidade Terapêutica, ou por meio de atendimento ambulatorial, grupos multifamílias e orientações coletivas ou individuais. 

 

DIRETORIA / CONSELHO 

 

Presidente Emérito: Padre Haroldo Rahm, sj

Presidente: Luís Roberto Sdoia;   Vice-Presidente: Maria Aparecida Buarraj

Diretoria: André Longo, Antonio Cesar Ambiel, Carlos Alberto T. Ribaldo, Geraldo A. Rossi, Lúcia Decot Sdoia, TiagoF. da Costa, 

Conselho Fiscal: Aguinaldo Neri, Jairo Sergio Szrajer, Marcelo Sartori

Conselho Consultivo: Ana Lúcia Moretti, Douglas Nascimento, Emerson Lourenço, Fernando Barabino, Maria Nely T. Babini, Marcelo Penteado, Maycon Correia Leite, Núbia M. França, Lélia N. Lemos Napolitano.